Na Mídia

AES Tietê inaugura projeto inédito de exibição de filmes gratuitos à população de Rio Pardo

A AES Tietê inaugurou na Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo o Cine Popular – Cineco, projeto inédito de exibição de filmes gratuitos à população. A iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade ao cinema e às atividades culturais.

A Casa de Cultura e Cidadania do município é o primeiro local a receber a novidade. Conhecido também como cofre mágico, o Cineco foi projetado com materiais recicláveis, como caixas de papelão Tetra Pak e tubos de pasta de dente, configurando um cinema ecológico.

O acervo do projeto já conta com títulos variados e permite a difusão de cultura e complemento da educação por meio do cinema. As sessões para as crianças serão incorporadas na programação pedagógica da Casa de Cultura e Cidadania, e os familiares e moradores da região também poderão desfrutar do projeto. “Nem todo mundo por aqui tem condições de pagar para ir ao cinema ou se deslocar até o centro à noite, então é ótimo que o projeto cresça”, diz o aluno Mario Celso Pereira Junior, 15 anos. Gustavo Afonso de Andrade Moreira, 17 anos, concorda: “Vai ser mais uma oportunidade para a família toda participar de uma atividade cultural”.

Gustavo, Mario e alguns colegas, todos fantasiados de personagens célebres do cinema, ajudaram a recepcionar as mais de 800 pessoas que compareceram à cerimônia de lançamento do Cineco. Além da comunidade de São José do Rio Pardo, o evento foi prestigiado também pela equipe de educadores da Casa de Cultura e Cidadania de Caconde. Para celebrar a abertura oficial do Cine Popular, alunos de dança interpretaram um número com referências a grandes sucessos da sétima arte como Titanic, Pantera Cor de Rosa, Cantando na Chuva, Uma Linda Mulher, Ghost – Do Outro Lado da Vida, entre outros. “Foi um prazer participar, dançar é minha paixão e tive a oportunidade de expressar esse sentimento hoje”, conta Thalita Nalio, 15 anos, que protagonizou uma cena de Titanic na coreografia.

Inspirado pelo filme Homem-Aranha, um dos alunos de circo fez uma emocionante apresentação nos tecidos, simulando os movimentos do super-herói. Como encerramento, o novo cinema exibiu animações produzidas pelos alunos de artes visuais.

“O Cineco é um presente para todos, e proporcionará educação e diversão ao mesmo tempo”, diz Luciana Alvarez, gerente de Comunicação Externa e Responsabilidade Social da AES Tietê.

O Cine Popular vai funcionar quinzenalmente, com sessões noturnas, mas poderá ter exibições eventuais durante o dia, pois foram instaladas cortinas específicas para barrar a luminosidade (black out). “A escolha dos filmes sempre terá o propósito de estimular o raciocínio crítico, e permitir que a arte e a educação caminhem além dos nossos muros, envolvendo toda a comunidade”, explica Bia Carvalho, gerente de Arte e Educação.

Sempre antes das sessões serão exibidas produções dos alunos de artes visuais das unidades da Casa de Cultura e Cidadania. “As produções sintetizam o trabalho realizado na Casa de Cultura, pois congregam diferentes manifestações artísticas e facilitam a reflexão sobre os temas que propomos como cidadania, sustentabilidade, construção coletiva e transformação”, afirma Renata Pedrosa, diretora da Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo.

Próxima sessão

Data: 28/04 (quinta-feira) 
Horário: 17h30
Local: Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo - Avenida Benedito dos Reis Scigliani, nº 255


Fonte: aestiete.com.br

Patrocinadores

img-patrocinio-novelis.jpg img-patrocinio-randon.jpg img-patrocinio-yamana.jpg img-patrocinio-hummel.jpg img-patrocinio-eletropaulo.jpg img-patrocinio-duratex.jpg img-patrocinio-adidas.jpg img-patrocinio-adm.jpg img-patrocinio-dixie.jpg img-patrocinio-muller.jpg img-patrocinio-pirelli.jpg img-patrocinio-usina.jpg