Na Mídia

Biblioteca e Sala de cinema são inaugurados em Ouro Preto

Projetos promovem inclusão cultural e conscientização através de espaços lúdicos.

Foram inaugurados nesta quarta (10) dois novos espaços de cultura e educação em Ouro Preto: a Ecoteca e o Cineco. Os projetos são resultado de uma parceria entre Prefeitura de Ouro Preto, Instituto Educare e Novelis e trazem para o Município novas formas de conscientizar e educar por meio do cinema e da literatura.

Ecoteca:
Na parte da manhã, a Casa de Cultura do Padre Faria abriu as portas para a Ecoteca. A Biblioteca Ecológica é um miniespaço cultural infanto-juvenil que contempla o livro e a Literatura de forma lúdica, ressignificando o espaço destinado à leitura.

Segundo a especialista em comunicação externa da Novelis, Raquel Botinha, o objetivo é que o acervo cresça e que o projeto vá além das divisas do bairro. “É uma maneira de desenvolver e fortalecer a educação do Município e mais uma oportunidade de lazer para alunos da rede pública, freqüentadores da Casa de Cultura e para a comunidade em geral”, explica.

A Ecoteca funciona tanto como uma biblioteca, com empréstimos de livros para a comunidade, quanto como um espaço apropriado para manifestações artísticas. Para a coordenadora da Ecoteca, Maria Aparecida Isac, o projeto é também uma maneira de levar as crianças até a Casa de Cultura, que já oferece outros tipos de atividades.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avelar, ressaltou a relevância dos projetos.

“São essas atividade ligadas ao saber e aquisição de cultura, principalmente para crianças, que poderão conduzir nossa sociedade a uma situação melhor”.

Cineco:
Na parte da tarde, foi a vez do Cineco. Inaugurado no Salão da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, o projeto traz o cinema a partir de conceitos ecológicos, fazendo do audiovisual um meio de inclusão social e suporte para atividades educacionais. A instalação compreende telão, filmes em DVD e livros sobre cinema (história, filmes, atores, diretores), cadeiras e projetor.

No evento, o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, falou da importância de investir na educação e ressaltou que o cinema faz parte do processo educacional como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. “A escola é muito mais que a formalidade da sala de aula, a educação tem que ser integral”, explica.

Para o secretário de Educação, José César de Souza, a ação é um avanço no Município e os projetos são ferramentas para professores e escolas. O Pároco da Igreja de Santa Rita, Padre Antônio Jésus Vieira, afirma que, além da educação, o projeto também proporciona uma opção de lazer e diversão para as crianças e jovens da comunidade.

Após a cerimônia de inauguração, alunos da Escola de Educação Infantil Suely tiveram a oportunidade de assistir à 1ª Sessão do Cineco, com o filme Se liga na turma da Mônica.
 


Fonte: ouropreto.com.br

Patrocinadores

img-patrocinio-novelis.jpg img-patrocinio-randon.jpg img-patrocinio-yamana.jpg img-patrocinio-hummel.jpg img-patrocinio-eletropaulo.jpg img-patrocinio-duratex.jpg img-patrocinio-adidas.jpg img-patrocinio-adm.jpg img-patrocinio-dixie.jpg img-patrocinio-muller.jpg img-patrocinio-pirelli.jpg img-patrocinio-usina.jpg