Na Mídia

ESPAÇO DAS VILAS INAGURA ESPAÇO DE CINEMA

Na próxima quarta-feira (05/10), às 14h, acontece a inauguração do projeto Cineco Pirelli, no Centro de Convivência Espaço das Vilas, com exibição do curta-metragem ”Um dia na vida de Conceição”, produzido no primeiro semestre de 2011, pelos alunos da oficina de produção audiovisual do Ponto de Cultura Maluco Beleza. O evento conta também com uma apresentação do grupo Retalhos de Cetim, interpretando clássicos da Música Brasileira.

O projeto traz para o local uma grande tela de projeção de DVDs e um acervo de mais de 100 filmes. As sessões vão acontecer quinzenalmente, sempre às 14h, com entrada gratuita e uma programação aberta para toda a comunidade. O acervo foi escolhido pela própria equipe do Espaço das Vilas, com o objetivo de contemplar públicos variados.

O Cineco Pirelli é um espaço alternativo de exibição de filmes digitais, fabricado com material reciclado. O projeto chega ao Espaço das Vilas por intermédio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e contou com o aporte de recursos da Pirelli, através de uma parceria com  o Instituto Educare. O Instituto Educare surgiu em 2007, com o intuito de fomentar a cultura e a educação por meio de projetos incentivados ou financiados por empresas parceiras.
 

O Espaço das Vilas, inaugurado em 2007, tem como objetivo mobilizar a comunidade para o exercício da convivência, tendo o compromisso de inserir usuários da Saúde Mental e pessoas em situação de vulnerabilidade através de atividades no campo da saúde, educação, cultura, esporte e lazer. O endereço é: rua dos Guaianases, nº 405, Vila Miguel Vicente Cury.

Em 1991, a partir da parceria com a prefeitura de Campinas, inúmeras transformações começam a ocorrer no Cândido Ferreira, como a constituição de alas mistas e a realização de assembleias de usuários. Ao longo dos anos 90, várias iniciativas começaram a apontar rupturas com o modelo tradicional, entre elas as moradias extra-hospitalares, o Hospital-Dia e o Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT). A desospitalização se tornou um processo irreversível, que avançava a cada ano.

A partir de 2000, a criação dos Caps e Centros de Convivência marcam uma nova forma de cuidado em Saúde Mental, com base no convívio social e familiar, tendo como eixos fundamentais a promoção dos direitos humanos e a valorização da cidadania. Atualmente o Cândido Ferreira gerencia quatro Caps, três Centros de Convivência, 13 Oficinas de Trabalho, 29 Residências Terapêuticas e um Núcleo de Retaguarda em Campinas.

Para mais informações, entre em contato com a assessoria de comunicação. Fones: (19)  3758-8615, 7815-2906 (José Siqueira), 7802-3487 (Carla Barreira) e 7813-3276 (Régis Moreira). 


Fonte: candido.org.br

Patrocinadores

img-patrocinio-novelis.jpg img-patrocinio-randon.jpg img-patrocinio-yamana.jpg img-patrocinio-hummel.jpg img-patrocinio-eletropaulo.jpg img-patrocinio-duratex.jpg img-patrocinio-adidas.jpg img-patrocinio-adm.jpg img-patrocinio-dixie.jpg img-patrocinio-muller.jpg img-patrocinio-pirelli.jpg img-patrocinio-usina.jpg